Ronaldo Moreira Acs

Eu construí minha trajetória política e social ao lado dos trabalhadores da saúde, principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Minha caminhada nasceu dentro das comunidades, acompanhando de perto a realidade de quem está diariamente na ponta cuidando da população.
Ao longo dos anos participei de mobilizações importantes em defesa da valorização da categoria, da melhoria das condições de trabalho e do fortalecimento do SUS. Estive presente em reuniões, plenárias, visitas às unidades de saúde e articulações políticas em Brasília, sempre defendendo pautas históricas dos ACS e ACE.
Minha luta sempre foi pautada no diálogo, na presença e no compromisso com os trabalhadores da saúde. Entre as principais bandeiras que defendo estão:
- valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;
- melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores da saúde;
- fortalecimento do SUS público;
- combate ao assédio e aos desvios de função;
- defesa da PEC 14;
- aposentadoria especial para ACS e ACE;
- contratação direta como funcionários públicos, garantindo mais estabilidade, segurança e reconhecimento para a categoria.
Eu acredito que os profissionais da saúde precisam ser tratados como prioridade, porque são eles que sustentam diariamente o atendimento à população nos bairros, nas comunidades e nos territórios mais vulneráveis.
Meu compromisso é continuar fortalecendo a voz dos trabalhadores, ampliando o diálogo com as bases e construindo políticas públicas que garantam dignidade, reconhecimento e valorização para quem dedica a vida ao cuidado das pessoas.
Mais do que um projeto político, eu defendo um projeto de valorização humana, onde o trabalhador da saúde seja reconhecido não apenas no discurso, mas através de direitos, estrutura e condições reais de trabalho.