Leleco Pimentel

Leleco Pimentel, nasceu em Guaraciaba/MG e ainda criança foi morar em Ouro Preto. É historiador, educador popular, cientista político e músico, casado com Mônica e pai de Miguel. Sua militância começou na Pastoral da Juventude e na luta pela moradia popular na Arquidiocese de Mariana, sob orientação do santo arcebispo, servo de Deus, Dom Luciano Mendes de Almeida. Foi assessor parlamentar do deputado federal Padre João, com quem atua conjuntamente, numa junção de mandatos, denominado Projeto Juntos para Servir; atuou como Diretor de Habitação e Desenvolvimento Social em Ouro Preto e assessorou várias prefeituras em Minas Gerais.
Concorreu às eleições para deputado estadual, em 2014, 2018 com expressiva votação e em 2022, foi eleito com 43.143 votos, pelo Partido dos Trabalhadores. A sua candidatura nasce de uma expressão de vontade dos movimentos sociais, sobretudo do movimento Desperta Cidadão, braço do movimento fé e política e dimensão sócio transformadora da Arquidiocese de Mariana.
Como deputado estadual, Leleco tem como principal plataforma de atuação a moradia digna, segurança alimentar, agricultura familiar e agroecologia, meio ambiente sustentável, direitos humanos, direito à cidade e proteção dos atingidos pela mineração e crimes ambientais; direito à terra, acesso à água e à educação do campo; defesa dos direitos das mulheres, jovens, quilombolas e indígenas e das minorias, pautada sob seis eixos:
Acesso à terra, à água e à moradia;
Agricultura familiar e economia popular solidária;
Educação Pública gratuita de qualidade;
Cultura, patrimônio e turismo;
Saúde Pública;
Soberania Popular e bem viver.
Tem como princípio um mandato coletivo e participativo, sob a égide da missão de garantir com ética, transparência e eficiência, a vida humana e a biodiversidade, com justiça social, solidariedade, leis justas e equitativas.
No exercício de seu primeiro, mandato Leleco tem mais de vinte leis aprovadas e vários projetos de lei em tramitação. Destacam-se a Lei 25263/2025 que cria o marco regulatório para a Educação do Campo, das Águas e das Florestas que funciona pela Pedagogia da Alternância, equiparando as escolas famílias agrícolas às escolas públicas; Lei 25046/2024 que Institui a Política Estadual de Produção Social de Moradia por Autogestão; Lei 24587/2023, altera o artigo da lei 18.315/2009, para incluir o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo na política estadual habitacional de interesse social – Pehis; Lei 24861/2024 - Acrescenta incisos à Lei 12.998/1998, que cria o Programa Mineiro de Incentivo à Fruticultura, entre tantas.
Legislar e fiscalizar é a sua marca: este é o trabalho de Leleco na Assembleia Legislativa, com posição firme no combate à gestão do governo de Minas, contra a sua política de privatização de estatais, como a Copasa e a Cemig. Movido pelo espírito de participação de lideranças de entidades, associativismo e cooperativismo, faz uso das emendas parlamentares, enviando recursos para melhorar a vida do povo em centenas de municípios mineiros, visando o fortalecimento das organizações e melhorias de vida do povo.
Leleco atua em várias comissões permanentes e extraordinárias da Casa Legislativa. É presidente da CIPE Rio Doce (Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce) e presidente da Comissão Extraordinária de Defesa da Habitação e Reforma Urbana, criada por iniciativa do parlamentar.
Este é o trabalho do deputado. E é sob estas mesmas diretrizes, que se coloca à disposição para ouvir e debater com a população, renovando seus compromissos políticos pelo povo e com o povo, pois entende a política como instrumento de poder para servir, mais e melhor, as pessoas, a partir dos que mais precisam.