Ingrid Sateré Mawé

Ingrid Sateré-Mawé é mãe, bióloga, professora, ativista socioambiental, pansexual, antiproibicionista, embaixadora pelo clima em SC e a primeira mulher indígena eleita vereadora de Florianópolis. Também atua como Procuradora Especial da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.
Nascida em Manaus, do povo Sateré-Mawé, vive há 20 anos em Florianópolis, onde criou seus três filhos e construiu sua trajetória política ligada à justiça social, climática e aos direitos humanos. Foi professora, dirigente sindical e presidenta do SINTE-SC, atuando na defesa da educação pública. Feminista, Mulher Bioma, liderança da ANMIGA e integrante da Bancada do Cocar, entrou para a história em 2018 como a primeira mulher indígena candidata ao Governo de Santa Catarina.
Representou Florianópolis na COP28 e na COP30, defendendo os territórios indígenas como estratégia de enfrentamento à crise climática. Como vereadora, constrói um mandato popular, com forte atuação na fiscalização dos serviços públicos, defesa da Mata Atlântica, dos povos indígenas, das mulheres e das populações vulnerabilizadas.
Com o lema “Pelas mulheres, pelo clima e pelo futuro”, segue aldeando a política e aproximando movimentos sociais e instituições.