Dauyzio

Opa! Sou Dauyzio Alves e sou pré candidato a Deputado Federal
Sou agricultor agroecológico, pesquisador, educador popular, produtor de mudas, ambientalista, técnico agrícola e biólogo, e atuo há mais de 10 anos em Iguatu.
Cresci no movimento comunitário, na comunidade onde nasci, cresci e moro, a Vila Neuma e Vila Moura, e ao longo de mais de uma década venho colaborando com outras comunidades e movimentos sociais.
Sou biólogo, formado pela UECE/FECLI, e pesquiso conservação de ecossistemas; Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na caatinga, sistemas agroflorestais e agroecologia; e arborização urbana.
Sou servidor público, da Guarda Patrimonial Municipal, com forte engajamento no movimento sindical de luta por direitos, melhores condições de trabalho e renda, junto as diferentes categorias do serviço público municipal.
Sou técnico agrícola e agricultor agroecológico, fiz hortas e hoje faço mudas de plantas nativas, medicinais, frutíferas e ornamentais.
Atuo na produção e exibição audiovisual comunitária, sou educador popular e faço divulgação científica e comunicação popular nas redes sociais.
Conheça minha origem e entenda meu propósito!
Nasci e cresci na Vila Neuma e tive a oportunidade de ter dois grandes exemplos em casa! Minha mãe, Rosa, era professora e meu pai, Roseli, um agricultor. Os dois também eram do movimento comunitário na Vila Neuma. Faz uns anos que Mamãe faleceu, mas o seu legado ainda é lembrado na família e na comunidade. Papai é meu melhor amigo, conselheiro e grande exemplo de persistência e de sabedoria. Ai não teve jeito e foi até natural eu seguir os paços dos dois.
Tem muito dos dois na minha fala, na disposição pra lutar e defender as pessoas e os ideais que acredito. Tenho enfrentado os coronéis da velha política, criticando o que é preciso, propondo soluções e alternativas e sempre buscando o melhor caminha para a cidade e as pessoas.
Em 2022 me filiei ao PSOL e em 2024 fui candidato a vereador em Iguatu, foi minha primeira experiência eleitoral e foi um processo fantástico. Mas agora o desafio é ainda maior, pois fui indicado pelo partio , para disputar uma vaga na Câmara federal e levar nossas demandas, ideias e iniciativas ainda mais longe, regionalizando a atuação e a luta. E mais uma vez, espero fazer isso coletivamente.
Nunca estive só, mas agora é preciso ser multidão e mutirão!
Pedir esse apoio não é novidade pra mim, já pedi ajuda pra festinha da comunidade, pra construção de horta comunitária, pra fazer exame e cirurgias de várias pessoas e animais, e agora o pedido é tão importante quanto, pois estamos numa pré-candidatura para Deputado Federal pelo PSOL de Iguatu e o seu apoio é muito importante.
Primeiro porque a gente sabe da necessidade de recursos, mesmo numa campanha de baixo custo como a nossa. Também sabemos que o partido é pequeno e não conta com tantos recursos e pra completar, eu sou um trabalhador assalariado e não teria recursos pra uma disputa como essa.
Segundo que a gente entende a dinâmica do jogo e que “quem paga a música escolhe a dança”, e como não vou me dobrar aos coronéis, só posso contar com a ajuda e colaboração dos meus, dos que sofrem como eu, dos que choram e sangram como eu, diante das inúmeras mazelas da nossa realidade e especialmente dos que sonham como eu, com cidades mais sustentáveis, acessíveis e seguras, que garanta educação e saúde de qualidade, que gere oportunidades para o campo e a cidade, que valorize o serviço público e que garanta o bem estar das pessoas.
Além do apoio, precisamos do seu engajamento, de todo potencial coletivo e individual, num verdadeiro mutirão, focado agora na pré campanha, em levar as nossas ideias, propostas e ações cada vez mais longe, ao mesmo tempo que, trazemos mais pessoas, lutas e desejos para nossa rede. Porque só conseguiremos mudar a realidade juntos!
É nós por nós!
E só é possível mudar a realidade com compromisso, competência e acima de tudo, trabalho coletivo. A proposta é construir juntos, nossas propostas, ideias e o trabalho de formiguinha, em cada casa, comunidade e cidade do nosso estado.
E é por isso que contamos com a sua colaboração! Doe e ajude a construir mais essa luta!